sexta-feira, 24 de julho de 2009

No barco, o desespero dos daí

Para chegar em Oriximiná você tem basicamente 2 formas, uma delas é através de um convênio firmado entre a UFF e a FAB, onde você pega uma "carona" no avião deles até aqui, outra é através de barco, e foi essa a forma de viagem que eu optei, por diversos motivos, mas principalmente por tempo.
As embarcações que vêm para orixi saem todas as terças e quintas, ao meio dia, e as passagens custam em torno de 90 reais. Engraçado que antes de eu vir eu fui informado que haviam mais barcos que faziam o trajeto e o preço era mais barato. Quando a moça (vascaína, como muita gente de Manaus) me disse o preço e a frequência do barco, eu disse a ela que ele era mais barato e a frequência era maior. A resposta dela foi surpreendente, ela disse que como a outra empresa que fazia o trajeto desistiu, eles ficaram sozinhos fazendo a ligação Orixi x Manaus e por isso aumentaram o preço e diminuiram a frequência. Curioso, não?


Então tomei a embarcação de nome "A. Santos", com 3 andares, sendo 2 deles reservados para os passageiros montarem as redes e a cobertura tinha um bar tocava Michael Jackson e Forró o dia todo. As cores dentro do barco eram lindas, as redes sobrepostas, formando desenhos incriveis com as mais diversas cores, e nenhuma rede era igual a outra. Montei minha rede ao lado da rede de um senhor vascaíno, com o escudo do time pintado nela.


Algumas horas depois de sairmos recebemos a informação de que uma embarcação chamada "Karolina do Norte" tinha naufragado. Isso deu um susto enorme em todos que estavam no Rio e viram o Jornal Nacional naquela noite. Eu vi essa embarcação partir junto com a nossa e ela foi, durante alguns minutos, navegando ao nosso lado. Naquele momento que recebi a notícia não tinha sinal algum de celular e passei a madrugada inteira sem sinal, só pude avisar que estava tudo bem na manhã do outro dia.

A comida no barco era péssima, muito gordurosa. Mas a hora da comida era muito interessante, o servente apitava e todos iam para uma mesa, sentavam juntos e comiam. Aquele era o momento de maior integração dentro do barco, todos conversavam na mesa e se conheciam um pouco mais.
Eu gostei demais de viajar de barco e passar aquele dia e meio lá, ver as crianças correndo de um lado para o outro, perceber como todos, sem falta, tomavam banho após as refeições. O cotidiano dentro do barco parece com aquela experiência de Behaviorismo de Pavlov, parece que todas as ações ali dentro são em resposta a alguma ação anterior.
O trajeto foi repleto de mata e rio, de ambos os lados, dentro do Rio Amazonas, que é de uma largura incrível.

A viagem seguiu e após alguns portos (Itacoatiara, Parintis, Juruti) aportamos a Oriximiná o destino final do barco. E a seguir um post sobre a cidade e o pouco que já vi deste município tão grande.

6 comentários:

  1. E com esse naufrágio do barco você vê mais ainda o quanto o turismo nessa região é pouco aproveitado e fiscalizado.

    ResponderExcluir
  2. "Eu gostei demais de viajar de barco" << Gostou pq vc nao estava no Karolina do Norte... AUhuaHuHAUha

    ResponderExcluir
  3. hahaha com certeza. se eu estivesse no Karolina eu nao estaria tao feliz assim. Mas foi realmente tenso dentro do barco, quando começou o jornal nacional, todo mundo correu lah pra cima pra ver a reportagem.

    E nike, é verdade, o turismo por aqui eh muito sub-aproveitado e nao fiscalizado. E o potencial que existe pra esse ramo economico nem precisa ser citado.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. pois é, eu estava no Karolina do Norte! eu nunca tinha viajado num barco assim antes, e pode-se dizer que ainda não viajei devido ao acidente. Sorte a tua mesmo, queria ter vivido essa experiência também, espero que o trauma que eu fiquei não dure muito! e realmente, além de ver que o turismo é muito sub-aproveitado, vê também a falta de respeito com essas pessoas na maioria simples que viajam no barco! muito bonita a foto das redes...

    ResponderExcluir
  6. GENTE DO PRETENDO VIAJAR DE BARCO TB PRA ORIXIMINA LEVAR O MEU ESPOSO PRA CONHEÇER A MAE DELE MAIS CONFESSO QUE ESTOU UM POUCO COM MEDO, TENHO MEDO DE ENJUAR DE DORMIR EM REDE E DE FICAR DIAS NO RIO VIAJANDO O QUE VCS ACHA É BOM OU NAO?

    ResponderExcluir