Assim que cheguei comecei a andar com uma turma de Produção Cultural do PURO (Polo Universitario de Rio das Ostras) da UFF, sob orientação da professora Adriana Russi. E logo tomei conhecimento do Círio Fluvial que acontecerá no dia 2 do próximo mês. Como eu já disse, esse é o maior Círio Fluvial que acontece no mundo e homenageia o Santo Antônio.
Um dos trabalhadores contando sobre a barca e sobre as festividades.
Toda a arrumação para o evento, a mobilização popular e dos profissionais que constroem a barca, é tudo muito bonito. A cidade é claramente muito católica. Uma coisa que emocionou a todos recentemente foi a visita da Nossa Senhora de Nazaré, que veio de Belém e passou por Oriximiná. A visita contou com uma carreata muito grande com centenas de fiéis querendo beijar o manto da imagem, que é bordado a ouro, assim contou uma pessoa que trabalha na construção da barca e que também é guardião do Santo Antônio. Ele também estava todo orgulhoso que pôde ficar perto da Santa e até encostar nela.
Dois painéis laterais da barca e os profissionais trabalhando. Estas pessoas também trabalham em eventos como o do boi de parintins e o carnaval carioca.
Uma barca está sendo ornamentada com painéis de luzes e uma frente, semelhante a um altar que terá 16m de altura e haverá uma banda tocando em volta do Santo. Todo o mecanismo é bastante simples, sem componentes eletrônicos e uma mística toda está envolvida, pois o Santo protege a barca e proporciona as melhores condições para o desenvolver das festividades. Até hoje houve apenas um acidente grave no Círio.
Eu, pessoa de sorte, estarei dentro da barca no dia 2 de agosto vendo o trabalho destes profissionais, acompanhando todos os momentos e aflições dos que trabalham dentro do rio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário