terça-feira, 18 de agosto de 2009

As visagens da UAJV


Não poderia deixar de dedicar um post às visagens da unidade. Todos que aqui chegam escutam rapidamente falar das visagens que rondam os corredores e quartos durante a noite. Quem conta são os próprios alunos que já estão há mais tempo ou pode-se ler nos estrados dos beliches nos quartos.
Nos meu primeiros dias aqui eu dormia muito mal no quarto que estava, ouvia sons estranhíssimos durante toda a noite, agora, em um quarto bem maior que o antigo, os barulhos são piores ainda, e nessa última noite eu até vi uma visagem. Todos que estão na unidade, acreditando em qualquer coisa ou não, podem escutar os sons. Alguns dias atrás todos que estavam deitados vendo filme na TV escutaram claramente passos no corredor, mas não havia ninguém lá.
Mas qual o motivo de tantas visagens por aqui? Assim como nos filmes de terror de hollywood, conta a lenda que aqui funcionava um hospital administrado por freiras, que cuidava dos índios com malária e outras doenças perigosíssimas.
"Se é verdade eu não sei, só sei que foi assim."

5 comentários:

  1. Oi meu nome é ALvaro de Souza, ja trabalhei na UAJV, mas hoje moro em Belém e trabalho na UFPA com projetos juntos as comunidades ribeirinhos, além de traalhar também com turismo. Em agosto eu fui em oriximiná e encontrei com vc durante o periodo do cirio. Gostei da idéia do seu projeto. Eu li um outro artigo numa página da UFF e lá consta que o cirio é no lago do iripixi. Então só para fins de informação mesmo, os primeiros cirios vinham de canoas do iripixi até a cidade, hoje ele vem de outras comunidades e vem de barco, e se considerarmos que ele acontece no rio na frente da cidade, então é no rio Trombetas. Bom qualquer coisa e se quiseres saber mais sobre Oriximina é so escrever. dsouzajr@hotmail.com.. E mais uma vez parabens pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu nome é Lucinda, sou enfermeira,trabalhei em Oriximiná de 1983 a 1991, sempre ouvia falar em visagens e o último quarto do corredor era o meu. Eu não tinha medo das visagens, mas se acontecesse de dormir pouca gente no alojamento, eu ficava com medo era de vivos mesmo... rsrs... saudades demais dessa terra maravilhosa... um dia eu volto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucinda, me lembro de você. Sou Nídia, mas muita gente passou por lá. Nunca vi visagens e meu quarto foi no início do corredor. Foi um tempo inesquecível. Desejo que esteja bem. Beijos

      Excluir
  3. Fui em Oriximina pela UFF em outubro de 2014 e eu vi uma visagem na copa onde fica a mesa enorme!!!! Existe mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Fui em Oriximina pela UFF em outubro de 2014 e eu vi uma visagem na copa onde fica a mesa enorme!!!! Existe mesmo!

    ResponderExcluir