terça-feira, 18 de agosto de 2009

ARQMO, uma história de lutas


Os quilombolas de Oriximiná possuem um largo histórico de lutas. Desde que chegaram ao Brasil eles lutam, primeiro a luta pela fuga, depois a luta contra os índios, depois a luta pela sobrevivência na floresta, agora a luta pela demarcação de terras e pelos seus direitos constitucionais. A ARQMO (Associação dos Remanescentes Quilombolas do Municipio de Oriximiná) foi uma das primeiras organizações quilombolas do Brasil, tendo sido fundada em 1989.

Ao observar a cultura dos negros de Oriximiná é possível notas que muito se parece com a cultura indígena, presente localmente com a tribo Uai Uai. Suas embarcações são muito parecidas, as antigas casas, feitas de palha, a estrutura social dentro da comunidade, a figura do Sacaca (semelhante ao Pajé), a culinária etc, eles possuem muitas coisas em comum, que denunciam como que os negros foram ajudados pelos índios em suas fugas. Parte de sua história também mostra que eles lutaram juntos durante a Cabanagem, revolta que aconteceu no Pará no século XVIII.



A história recente mostra que Oriximiná é um dos maiores (senão o maior) pólos de lutas dos direitos dos quilombolas no Brasil. Através de suas lutas, os negros daqui tiveram a primeira titulação de terras no ano de 1995 e é no Pará que se encontra o maior número de terras quilombolas tituladas. Nas terras tituladas encontra-se mais de 3700 famílias e ainda existem diversas outras terras em processo de titulação.


Eu conversei durante horas com Daniel Souza, coordenador estadual dos movimentos quilombolas do Pará. Ele se mostrou uma pessoa bastante politizada, mas não partidariamente, ele luta pelos direitos dos negros do Pará e do Brasil, conhecendo movimentos quilombolas de vários estados.

Em um certo momento sentamos com o Daniel porque ele queria mostrar um site que a CPI (Comissão Pró-Índio) fez sobre os movimentos quilombolas do Brasil. Curioso que aparentemente ele não sabia ler muito bem, mas isso não se materializava como um empecilho para sua dedicação nas lutas. Muitos dos ativistas possuem formação acadêmica até o 6º ano somente.


Como um interessado em mídias digitais eu perguntei para o Daniel como era a relação das lutas com a internet, e tive uma grande surpresa. A forma de luta se mostrou igual a forma com que o EZLN (Ejército Zapatista de Libertación Nacional) fazia na década de 90. As vezes eles enviam emails para seus contatos afim de obter uma mobilização digital para enviar emails para os órgãos e pessoas envolvidos no processo de demarcação de suas terras.
Outra coisa que achei interessante é a preocupação de "mostrar" o movimento quilombola, por isso eles gostam que pesquisadores cheguem até suas comunidades, eles esperam que estes pesquisadores se solidarizem com a sua luta e mostrem para o mundo como eles merecem/precisam desta demarcação de terras.

Não esqueça de visitar o site sobre as comunidade quilombolas feito pela CPISP.

6 comentários:

  1. Essa questão dos pesquisadores tá muito presente!!! Bizarro como as pessoas segregadas culturalmente, tipo o caso dos quilombolas, na verdade, a cultura negra, em geral, está se valhendo de pesquisadores universitários, em sua maioria, para que suas histórias e modos de vida sejam propagados.
    A PUC está dando bolsa para professores estudarem o candomblé, e os pesquisadores vão em vários terreiros de candomblé no Brasil.
    Eu faço parte de um projeto parecido, mas na verdade é o resgate da memória de Guaxindiba, aqui em São Gonçalo. Por sinal, queria até falar contigo sobre isso, to querendo fazer um documentário e tal, isso é trank, mas to querendo transformar as histórias desse documentário em um desenho animado para passar lá nessa comunidade. Conhece alguém que saiba fazer isso lá no IACS? Que trabalhe com esse tipo de coisa, criar animações e tal? Responde no e-mail. kelclaudino@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o vocabulário mas faltam algumas expressões...do tipo:

    >Olha já
    >Mas quando
    >Puxirum

    Nossa me diverti muito,matando a saudade de como eu falava...hehehehehee

    Grata!

    Vivianne Rodrigues.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Estive nas comemorações em homenagem à São Benedito(Comunidade Remanescente de Quilombo do jauarí),conheci Daniel Souza(coordenador da ARQMO),sua esposa Marina e demais comunitários.Foi uma festa maravilhosa, conversei com varias pessoas(acima citadas) e de outras de localidades próximas ao Jauari,foram otimos dialogos pois pude nortear rumos de minha pesquisa dentro da minha temática,conheci lugar fantastico a "Praia do Meio" ,trata-se de um banco de areia no meio do rio Erepecuru,estar lá não pode ser definido em poucas palavras .....

    ResponderExcluir
  5. por favor entre em contato comigo. Estou fazendo um artigo sobre as conquistas da arqmo e você tem informações valiosas
    email: geh.pinheiro@hotmail.com

    ResponderExcluir