quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O Círio de Santo Antonio


No último dia 02, do mês de agosto, do ano de 2009, aconteceu o Círio de Santo Antônio na cidade de Oriximiná. Segundo os locais este é o maior Círio fluvial noturno do mundo. O evento acontece com uma procissão noturna fluvial, uma barca ornamentada vai na frente e diversos outros barcos, de todos os tamanhos, vão atrás, iluminados e soltando fogos, a procissão navega em frente a orla da cidade em meio a 14mil barquinhas com uma vela cada uma. As barquinhas, que foram construídas pelos alunos da cidade, são soltadas dentro do rio a favor da correnteza e criam um lençol de pontos luminosos, uma coisa linda.
Em todo lugar que você parasse era possível escutar histórias de fé e devoção ao Santo e de vários acontecimentos que ligavam a ele. Uma das histórias dizia que em um Círio, durante todo o dia estava ventando muito, o que atrapalharia a soltura das barquinhas e faria com que elas navegassem muito rapido ou até mesmo afundassem, mas na hora que a procissão ia começar, quando as barquinhas foram sendo soltas, o vento parou e o Círio aconteceu. Logo após o evento fluvial, o vento voltou a soprar com sua força. Os fiéis dizem que foi o poder de Santo Antônio que parou o vento e deu passagem a sua imagem.


As fotografias durante o evento foram bem difíceis. Eu tenho alguns bloqueios para o uso de flash, e além disso não tenho um flash legal, então foi bem difícil usar uma teleobjetiva com pouca luz. Mas consegui fazer algumas fotos boas e consegui registrar toda a iluminação da balsa que carregava o Santo.
Já falei bastante aqui no blog e também no twitter do trabalho dos profissionais na construção da balsa. Deixo aqui meus singelos parabéns para o Meio-Quilo, Ari e toda a equipe que trabalhou na construção de todo o projeto de iluminação e na preparação da procissão.
Como vocês podem ver na foto acima, a balsa foi iluminada por centenas de lâmpadas e uma máquina simples fazia a transição entre as imagens de cada cor de lâmpada. A máquina era apenas uma roda rodando e ligando vários contatos, e assim a balsa, de 16m de altura, apresentava toda a beleza de sua iluminação.
Na frente da balsa iam componentes de uma banda, membros da igreja e os guardas do santo e no backstage iam os profissionais do suporte.

Na orla era possível ver algumas embarcações ornamentadas e carregando os mais diversos tipos de Santo Antônio, grandes, pequenos, bonitos e feios. Mas o que importava era demostrar a fé e homenagear o Santo, tão querido na cidade.


Não podia faltar. Em toda festa, principalmente de cidade pequena, os bêbados tem um papel muito importante. E esse moço aí de cima estava deitado no rio, muito próximo de onde a balsa atracou para continuar a procissão em terra até a igreja. Achei a pose dele muito curiosa, lembrando um ícone da igreja católica, em plena festividade católica. Uma pena que eu estava com uma tele e não consegui uma foto das pernas.


Da orla da cidade eu me encaminhei para a igreja para esperar a chegada da imagem, assim como todos os fiéis que estavam acompanhando a procissão marítima. Eram apenas dois quarteirões, mas a quantidade de pessoas que estavam acompanhando o evento era algo um tanto inacreditável para uma cidade do porte de Oriximiná.
Minha caminhada demorou alguns minutos acima do normal, até que cheguei à frente da igreja, onde centenas de cristãos se aglomeravam esperando a chegada do padroeiro da cidade. Muitas pessoas demostravam sua fé cantando os hinos junto com uma banda que tocava no palco, montado em frente a igreja, especialmente para o Círio. As pessoas tinham camisas com imagens do padroeiro e balançavam lenços brancos ao cantar emocionadas.

Quando a procissão com o Santo apontou na praça nem preciso falar da emoção. Até eu, que não sou católico, me comovi com o jeito como as pessoas comemoraram, aplaudiram e se emocionaram com a chegada.
Os PMs fizeram um cordão de isolamento para que os fiéis não tentassem chegar até a imagem para beijá-la. Um dos guardas do santo (cargo na igreja de pessoas que acompanham a imagem cuidando dela a todo o momento) me contou que os católicos tentam beijar o manto do Santo, mas como ele é revestido em ouro, quando beija-se, o batom ou mesmo a saliva destroem lentamente a vestimenta da estátua.


Em meio a procissão eu pude ter a primeira visão do santo, em meio às bandeirinhas que todos carregavam. Foi uma imagem um tanto linda. Foi pura sorte que consegui registrá-la e mostrar aqui para vocês, e assim tentar compartilhar um pouco deste momento.


Houve um momento que foi curioso. Eu estava em cima do palco, sem descolar o olho do visor da camera, portanto eu não via que estava do meu lado nem nada, via somente a imagem se aproximando. Uma hora percebi que haviam muitas pessoas passando em frente a minha lente e atrapalhando a fotografia. Quando tirei o olho do visor me dei conta que estava rodeado de velhinhos, algo em torno de 20 idosos. Todos com bandeirinhas, chorando de emoção, lindo.
A foto acima eu consegui um angulo entre as bandeirinhas e fotografei o novo bispo da região de Óbidos e Oriximiná. Todos já tem um carinho muito grande por ele, que foi quem realizou a missa.

Foi uma coisa única na minha vida, como tudo tem sido aqui. Nunca tinha visto tamanha devoção ao vivo, nunca tinha sentido milhares de pessoas demostrando sua fé, se emocionando e realmente acreditando naquilo.
Mais uma linda experiência na minha vida.

E de novo eu falo: venham para a Amazônia, protejam a Amazônia, vivam a Amazônia!

7 comentários:

  1. Fotos bem legias, Dacal. E parece ter sido bem emocionante essa experiência hein...
    Gostei do destaque e dos comentarios sobre os bebados! Sensacional!

    ResponderExcluir
  2. oi, não consigo te responder no orkut, mas mando por aqui a resposta entao:

    imagina. nossa nem fale, foi muito tenso! mas graças a Deus ta todo mundo bem aqui, só a cena que não sai da cabeça! pois é, era a primeira vez na amazônia e de 10 dias que ficamos la, só deu pra aproveitar 4, devido ao acidente. tenho acompanhado o blog e só me encanto com a sua experiência ai, da vontade de voltar logo logo, o lugar é maravilhoso e suas fotos estão ótimas! aproveita ai...

    ResponderExcluir
  3. ADOREI MUITO A DIVULGAÇAO DAS FOTOS POIS NÃO PODE IR POR QUE ESTOU EM BELEM MARCOS PAULO TEIXEIRA SOUZA

    ResponderExcluir
  4. Parabens, da forma como fala o coração aperta e da vontade de voltar pra casa. parabens as fotos estam ótimas

    ResponderExcluir
  5. Oi, Diego

    O meu nome é Ana Melo, sou jornalista e estou trabalhando na produção de uma série de programas para o Canal Futura. Estamos muito interessados em documentar o Círio Fluvial de Oriximiná e achei o seu blog durante as pesquisas. Eu gostaria de bater uma bola com você sobre a sua experiência na cidade, pode ser?
    O meu e-mail é anacmelo@gmail.com

    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  6. o bebado simplemente é um senhor,em quem acredita(umbanda) ele baixa espirito. infelismente ninguem ajuda ele...

    ResponderExcluir