sábado, 1 de agosto de 2009
Lago do Iripixi
O Lago do Iripixi é um pedaço do Rio Trombetas, que banha Oriximiná, que as pessoas usam para se refrescar nos dias quentes, ou seja, usam bastante esse lago!
Esta é a praia mais próxima a cidade e conta com bares e vendedores de Ituizinho (consulte o vocabulário ao lado).
Com a cheia do rio não é possível ver o fundo, mas os moradores da cidade contam que no período de seca, o lago exibe areias brancas e degraus para poder chegar até a beira da água.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O Lago Iripixí é hoje um bauneário encrustrado na área urbana do município de Oriximiná/Pa, amazônia, Brasil.
ResponderExcluirProvavelmente na segunda metade do século XIX, esse lago seria frequentado por indios, negros e cabocos da região para a pesca e a posteriore salga. Assim, como "Lago de Salga", onde os nativos preparavam seus pescados para o comercio com os "*REGATÕES", passou a ser parada comum aos nativos da época. Pode-se imaginar esse, como um dos principais motivos que deva ter atraído CARLOS MARIA TEIXEIRA, comerciante português, que fixa residencia nas terras altas onde hoje é Oriximiná, dessa forma, ponto estratégicos para receber e negociar a produção pesqueira feita pelos nativos, não só do Iripixí, mas de outros lagos da circunvizinhança.
Envolto em mitos, do imginário e da fé dos povos da amazônia, é provavelmente do Lago Iripixí que irradia para outras regiões como Baixo Trombetas e Sapucuá (especialmente), a mais altêntica e preservada manifestação folclórica e religiosa que são a "VISÃO POÉTICA DA MORTE NA CERIMÔNIA RITUALÍSTICA DOS ENCOMENDADORES DE ALMA".Também é no IRIPIXI que acontece a criação do "Círio Fluvial Noturno de Santo Antônio".
Hoje menos habitado, com baixíssimo potencial pesqueiro, sufocado pelo avanço urbano, os nativos da Comunidade de Nossa Senhora de Nazaré no Logo Iripixí lutam pra conscientizar os frequentadores das praias para não jogarem lixo.
Ainda sim, o Iripixi é um dos nossos mais belos cartões postais.
Achei linda a foto do vale... linda mesmo...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMeu filho, no norte é um "calor absurdo". E no Rio??? Já diz a música da Fernanda Abreu! Um calor e algo mais... algo a mais, né?!
ResponderExcluir