domingo, 9 de agosto de 2009

Lendas: A Cobra do Erepecuru

A Partir de agora resolvi escrever alguns posts sobre as lendas que são contadas na cidade, que não são poucas. As pessoas realmente acreditam nas histórias que são contadas e a retransmitem para seus filhos, netos e até para os turistas.


A primeira lenda é sobre a Cobra do Erepecuru.

Em Oriximiná existem dois rios, um chamado Erepecuru (que é o rio da comunidade Varre-Vento) e o rio Erepecu, que é subindo o Trombetas, caminho contrário do outro que fui. Contam as histórias que antigamente existia uma cobra em cada um destes rios, uma cobra grande, provavelmente maior que a Sucuriju.
Um certo dia essas cobras brigaram e a cobra do Erepecu acabou por cegar a cobra do Erepecuru. Mas isso não a invalidou por completo. Ela teve uma filha, que neste exato momento está crescendo e tramando a vingança contra a cobra do rio Erepecu, que cegou a sua mãe.

Quem me contou esta lenda foi o meu guia Sandro, da comunidade Varre-Vento.

2 comentários:

  1. Em Oriximina nao existe rio, , Oriximina fica nabeira de um rio, e se chama Trombetas
    Correto e que no minicipio de Oriximina existem varios rios Um desses rios se chama Erepecuru que fica de lado direito indo para direcao para Porto Trombetas distante da cidade de Oriximina cerca de 3 horas de viajem de barco. E la comeca entrada para este rio que vai subindo ate Suriname e nabeira deste rio surgiram varias comunidades , e uma delas e Varre Vento , Nao tem entao rio da comunidade Varre-Vento. No meio da comunidade nem pela comunidade nao passa nenum rio.

    ResponderExcluir
  2. ola.. como toda oriximinaense amei o blog de vcs...rir muito aqui com o vocabulario,,,mesmo tendo saído de orixi..ainda continuo usando muitas dessas palavras ,,e vcs tambem me ajudaram com a historia da lenda da cobra erepecuru para o trabalho da universidade...bjos

    ResponderExcluir